Páginas

terça-feira, 6 de outubro de 2015

Padrões de Formatos de Placa-Mãe

Se cada fabricante adotasse um padrão de formato diferente de placa-mãe, ficaria difícil colocá-las em um gabinete, portanto, existe um padrão para elas.


Formato AT e BabyAT


O formato AT (Advanced Technology - Tecnologia Avançada) é um formato antigo, usado por volta de 1983 até 1996. Essas placas eram muito largas para encaixar nos gabinetes AT existentes, então foi necessário desenvolver um formato com todas as características do AT, só que um pouco mais estreita, criando assim o formato BabyAT.


Os formatos AT e BabyAT possuem apenas um conector para dispositivos externo à placa. Tratava-se de um conector redondo onde o teclado era encaixado. Outros conectores eram ligados à placa-mãe através de cabos flats, o que tornava a montagem dos micros mais trabalhosa e prejudicava a circulação de ar, devido ao espaço reduzido por causa da grande quantidade de cabos no interior do gabinete, de modo que o aquecimento poderia prejudicar o computador. 

Formato ATX

Para eliminar os problemas encontrados no formato AT e BabyAT, a Intel elaborou o formato ATX (Advanced Technology Extended - Tecnologia Avançada Ampliada). Ele contém inovações importantes, como, por exemplo, acesso através do painel traseiro aos conetores do teclado, mouse, USB e também conectores do vídeo, som e rede.

Formato Micro ATX

O formato Micro ATX é uma variação do formato ATX, que possui como característica um formato mais estreito e consequentemente menos slots de expansão. Esse formato permite que os computadores possuam tamanho reduzido, mais também podem ser instaladas em gabinetes.

Formato Flex ATX

O formato Flex ATX é uma outra variação do ATX. É um formato super compacto, medindo 22,9 cm de largura por 19,1 cm de comprimento. 

Formato NLX

O formato NLX é usado por placas-mães de computadores compactos. Elas são semelhantes às placas de expansão pois se encaixavam em outra placa chamada backplane, a qual fica ligada direto na fonte de alimentação.



A placa que recebe a placa-mãe tem um grande conector para encaixar a NLX, e além da placa também é possível conectar outros dispositivos, como drivers de disquetes, discos rígidos, etc.

Formato LPX

O formato LPX se assemelhava ao NLX, mas com características de formato ATX. Também possui uma placa à parte (backplane) onde a placa-mãe é encaixada em um conector especial.


Formato ITX

O formato ITX foi criado pela VIA e baseado no formato ATX. A diferença entre eles é o tamanho, uma vez que o das placas ATX é de 30,5 cm de comprimento por 24,4 cm de largura, e as ITX medem 21,5 cm de comprimento por 19,1 cm de largura. Esse formato de placa-mãe é voltado a micros mais baratos e altamente integrados.

Formato BTX

O formato BTX (Balanced Technology Extended - Tecnologia Balanceada Estendida) foi criado pela Intel com o objetivo de melhorar diversos ponto do formato ATX, os quais não eram mais eficientes como, por exemplo, o aumento do consumo de energia, do ruído e da temperatura. E a Intel com o desenvolvimento do BTX, tentou padronizar formatos de placas-mãe de tamanhos reduzidos.



Conteúdo baseado no livro de Camila Ceccato da Silva, com o tema: Manutenção Completa em Computadores, Editora Viena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário