Páginas

domingo, 4 de outubro de 2015

Placa-Mãe

A placa-mãe, também conhecida como motherboard, tem a função de integrar todos os componentes do computador ao processador, com a maior velocidade e confiabilidade possível. A qualidade dela determinará a eficiência do sistema.

A placa-mãe possui os principais componentes do computador, como BIOS, chipset, memórias, processador, slots para conexão de placas e conectores para a ligação de discos rígidos, drivers, periféricos e fonte de alimentação.

Verifique abaixo um exemplo de placa-mãe: 


A placa-mãe é formada por várias camadas de placas de circuito impresso. Ela necessita de alta tecnologia e um projeto confiável, pois qualquer erro na posição dos componentes ou contatos pode causar problemas elétricos ou interferências, prejudicando a qualidade da placa-mãe.

A qualidade de placa de circuito impresso é um dos fatores que diferenciam as boas das más. As pequenas trilhas de cobre por onde circula a corrente elétrica, compõe as placas de circuito impresso. Nelas, são conduzidas sinais de controle e de alimentação dos componentes da placa. Cada placa que compõe a placa-mãe possui pontos de contato para fazer a comunicação entre as mesmas e formarem a placa-mãe.

Não são todos os fabricantes que produzem seus próprios chipsets, por isso, placas-mães de diferentes mardas podem usar o mesmo chipset. Assim, a qualidade de cada placa-mãe depende dos seguintes fatores:
  • Do fabricante responsável pelas placas de circuito impresso.
  • Do fabricante e do modelo do chipset.
  • Do processador utilizado.



Conteúdo baseado no livro de Camila Ceccato da Silva, com o tema: Manutenção Completa em Computadores, Editora Viena.

Um comentário: